"Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco."
Muitos de vocês com certeza conhecem a história de José. Um Jovem cheio de sonhos, sonhos de Deus, sonhos proféticos. Muitos acreditam que José não deveria ter contado os sonhos dele pra ninguém, mas José era tão inocente, tão puro, que não via maldade em nada, muito menos vinda dos próprios irmãos.
Mas se ele talvez não tivesse contado seus sonhos proféticos, como ele chegaria até a posição que Deus o colocou?
Acredito que Deus poderia usar outras maneiras de coloca-lo na posição de governador do Egito. Mas José ainda teria que ser provado e aprovado. Deus usou a maldade do coração de seus irmãos para provar, e levar José a lugares mais altos.
José foi bom até como prisioneiro, não reclamou e confiou persistentemente no Senhor. Em todas as situações que pareciam improváveis, Deus tinha um plano e um projeto para leva-lo ao lugar onde ele traria provisão para seu povo.
Talvez hoje, você por alguma situação ou circunstância, tem se sentido ou se encontrado no fundo do poço da sua vida.
As vezes, nós não somos jogados no fundo do poço por pessoas, mas somos jogados no fundo do poço pelas nossas escolhas, pelos nossos interesses...
Eu como você que se sente neste momento no fundo do poço, já me senti assim também, eu abandonei tudo o que eu acreditava, me enchi de mim mesmo, achei que a minha própria felicidade estava acima da vontade Soberana de Deus, e todas as minhas escolhas que não eram a vontade de Deus pra minha vida, me jogaram no fundo do poço.
E um dia eu caminhando pela rua, totalmente desolado e sem esperanças, prestes a tentar tirar minha própria vida, elevei meus pensamentos até a Deus e disse: Senhor, eu estou no fundo do poço, não vejo saída, estou sufocado e sozinho.
E Ele me respondeu com algo, o qual eu jamais me esquecerei: Fundo do poço não é sepultura, você não vai morrer !
José depois de alguns anos aos quais a bíblia não nos relata, ficou sendo escravo e depois foi preso. Mas ele não se esqueceu dos planos do Senhor e sabia que muito em breve O Senhor honraria a vida dele.
Não demorou muito para que Deus mudasse o cativeiro de José e o fizesse o segundo maior homem de todo o Egito, só ficando abaixo de faraó.
Depois de 4 anos Deus também mudou meu cativeiro. Deus também te livrará desse poço. Mas tudo é uma questão de decisão. Eu sempre costumo dizer que, quando estamos no fundo do poço temos duas alternativas: parar, refletir e imaginar uma forma de subir e sair dele e é claro, só sairemos de uma situação assim clamando, confiando e esperando em Deus, ou escolheremos a segunda alternativa, que é a de cavar e nos aprofundarmos mais em tudo o que nos metemos.
Escolha sair desse poço clamando por socorro ao Senhor dos exércitos, confie no Senhor a ponto de compreender que ele usará todas as situações difíceis de nossas vidas para nos dar vitória sobre as mesmas.
E acredite, "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8.28
Shalom !