segunda-feira, 15 de junho de 2020

Fundo Do Poço Não é Sepultura

Gênesis 37.24
"Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco."

Fundo do poço | Passa Palavra

Muitos de vocês com certeza conhecem a história de José. Um Jovem cheio de sonhos, sonhos de Deus, sonhos proféticos. Muitos acreditam que José não deveria ter contado os sonhos dele pra ninguém, mas José era tão inocente, tão puro, que não via maldade em nada, muito menos vinda dos próprios irmãos.

Mas se ele talvez não tivesse contado seus sonhos proféticos, como ele chegaria até a posição que Deus o colocou?

Acredito que Deus poderia usar outras maneiras de coloca-lo na posição de governador do Egito. Mas José ainda teria que ser provado e aprovado. Deus usou a maldade do coração de seus irmãos para provar, e levar José a lugares mais altos.

José foi bom até como prisioneiro, não reclamou e confiou persistentemente no Senhor. Em todas as situações que pareciam improváveis, Deus tinha um plano e um projeto para leva-lo ao lugar onde ele traria provisão para seu povo.

Talvez hoje, você por alguma situação ou circunstância, tem se sentido ou se encontrado no fundo do poço da sua vida.

As vezes, nós não somos jogados no fundo do poço por pessoas, mas somos jogados no fundo do poço pelas nossas escolhas, pelos nossos interesses...

Eu como você que se sente neste momento no fundo do poço, já me senti assim também, eu abandonei tudo o que eu acreditava, me enchi de mim mesmo, achei que a minha própria felicidade estava acima da vontade Soberana de Deus, e todas as minhas escolhas que não eram a vontade de Deus pra minha vida, me jogaram no fundo do poço.

E um dia eu caminhando pela rua, totalmente desolado e sem esperanças, prestes a tentar tirar minha própria vida, elevei  meus pensamentos até a Deus e disse: Senhor, eu estou no fundo do poço, não vejo saída, estou sufocado e sozinho. 

E Ele me respondeu com algo, o qual eu jamais me esquecerei: Fundo do poço não é sepultura, você não vai morrer !

José depois de alguns anos aos quais a bíblia não nos relata, ficou sendo escravo e depois foi preso. Mas ele não se esqueceu dos planos do Senhor e sabia que muito em breve O Senhor honraria a vida dele.

Não demorou muito para que Deus mudasse o cativeiro de José e o fizesse o segundo maior homem de todo o Egito, só ficando abaixo de faraó.

Depois de 4 anos Deus também mudou meu cativeiro. Deus também te livrará desse poço. Mas tudo é uma questão de decisão. Eu sempre costumo dizer que, quando estamos no fundo do poço temos duas alternativas: parar, refletir e imaginar uma forma de subir e sair dele e é claro, só sairemos de uma situação assim clamando, confiando e esperando em Deus, ou escolheremos a segunda alternativa, que é a de cavar e nos aprofundarmos mais em tudo o que nos metemos.

Escolha sair desse poço clamando por socorro ao Senhor dos exércitos, confie no Senhor a ponto de compreender que ele usará todas as situações difíceis de nossas vidas para nos dar vitória sobre as mesmas.

E acredite, "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Romanos 8.28

Shalom !

sábado, 6 de junho de 2020

Não Queiram Ser Como o Mundo

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
João 14.27

As aves estão a alterar a altura em que migram (e já se sabe ...

Havia um bando de patos selvagens que voavam nas alturas. Lá em cima era o vento, o frio, os horizontes sem fim, as madrugadas e os poentes coloridos. Tão lindo! Mas era uma beleza que doía. O cansaço das asas, o não ter casa fixa, o estar sempre voando, as espingardas dos caçadores…
 
Foi assim que um pato selvagem, olhando lá das alturas para essa terra de anões aqui em baixo, viu um bando de patos domésticos. Estavam tranquilamente deitados à sombra de uma árvore, poupados do esforço de voar. E havia comida em abundância.
 
O pato selvagem invejou os patos domésticos e resolveu juntar-se a eles. Disse adeus aos seus companheiros, desceu e passou a viver a vida que pedira a Deus.

A vida era maravilhosa, o cuidador vinha todos os dias para alimenta-los e dar-lhes água, e apesar de ter visto um pato diferente dos seus, não se importou e continuou alimentando-os todos os dias...

Os dias foram se passando, o pato que era selvagem foi sendo domesticado e como não voava mais e só comia o dia inteiro, o nosso amigo pato foi engordando a ponto de não conseguir mais voar devido ao seu peso extra. Tudo parecia perfeito.

Mas em um dia de festa, o cuidador foi até o seu quintal onde ficavam os patos, para que escolhesse um e o abatesse para assar e servir aos seus convidados. E qual o pato que vocês acham que ele escolheu para abater? Isso mesmo, o pato que não pertencia a ele. 

E é assim que acontece em nossas vidas, temos uma liberdade tamanha, que as vezes incomoda aos próprios que estão livres. Vivemos uma vida santa e digna diante de Deus, temos tudo Nele, nada nos falta. Mas como diz o ditado: a grama do vizinho é sempre a mais verde!

Quantas vezes me deparei com pessoas, que estavam "cansadas de baterem suas asas", que estavam cansadas de viver a vida que Deus havia reservado para elas, ou até mesmo estavam cansadas de esperar o tempo de Deus. E simplesmente desistiram de tudo, "chutaram o balde", e voltaram para onde Deus as havia tirado.

Deixaram de viver uma vida correta e digna, e foram viver uma vida mais "fácil". Temos exemplos de pessoas que eram tementes a Deus e simplesmente caíram no mundo das drogas, outros desistiram de um casamento santo, e preferiram dar lugar aos desejos da carne e serem infiéis, outros decidiram deixar de serem honestos, e aceitaram ser comprados com propinas.

Conheci pessoas, líderes e pastores que eram exemplos para muitos, mas em algum momento desistiram da Paz de Deus e foram buscar a"paz" do mundo. Assim como o cuidador dos patos, é satanás, a bíblia sagrada diz: "Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar". (I Pedro 5.8)

Quando saímos da Paz de Deus, quando nos afastamos de sua presença, também nos afastamos de seu cuidado e proteção, e o diabo não pensará duas vezes em atacar a quem não o pertence. Ele não está preocupado com quem já faz tudo o que ele quer, ele quer destruir os salvos, aqueles a quem Deus escolheu, aqueles a quem Deus ama. Porque o futuro dele já está traçado, e é no lago de fogo, debaixo dos nossos pés. (Romanos 16.20)

Por isso querido amigo e leitor, eu digo com a total certeza de alguém que já esteve como esse pato selvagem, achando que aquele quintal onde havia comida e bebida farta, era o lugar de verdadeira paz, e digo a você, que o melhor lugar do mundo, é aos pés do Salvador, é onde temos liberdade Nele, é onde temos a provisão vinda diretamente Dele, o melhor lugar para se viver, é ao lado do Nosso Deus!

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais. (Jeremias 29.11)

Shalom...